terça-feira, 22 de março de 2011

Sónia trabalhando...

                                 Uma história verdadeira

  
 Quem conta esta história é o nosso amigo Flávio.
   “Eu e o Marcelino somos muito amigos. Temos quase a mesma idade, gostamos das mesmas coisas, jogamos sempre pela mesma equipa, conversamos muito. Na aula, desde o primeiro ano que somos companheiros. Embora, como disse, o Marcelino tenha quase a mesma idade que eu, às vezes, parece muito mais velho. Explicaram-me, em minha casa, que isto tem a sua razão de ser. É que ele é o mais velho de sete irmãos e, como se imagina, numa família tão numerosa, as responsabilidades tem de ser repartidas pelos filhos mais crescidos. Por isso, o Marcelino, uma vez por outra, precisa de pedir dispensa ou porque ficou a tomar conta dos irmãos pequenos ou porque está um doente ou por outros motivos assim. Confessa estas coisas ao professor, com simplicidade, e o professor dá-lhe sempre razão. Bem se importa o Marcelino que riam, zombeteiros e idiotas, os da fila de trás, comandados pelo Janeca.
     Como calculam, o Marcelino não é um menino rico. Os pais vivem com dificuldades e por isso o Marcelino anda, no dizer pedante do Janeca, ´ imensamente mal vestido ´. O blusão está-lhe curto, a camisa tem um ou outro ponto, a disfarçar princípio de rasgão, e as calças já cresceram tudo o que tinham a crescer… Os sapatos não destoam. Grandes e cambados, não impedem, no entanto, o Marcelino de correr. E que bem que corre com eles o Marcelino!
   Pois, no outro dia, o meu amigo apareceu com sapatos novos. Dava-se logo por isso, tanto mais que as calças e o blusão eram os mesmos de sempre. Eu não fiz comentários, mas alguns colegas repararam e, entre eles, o Janeca que, depois de muito o mirar, lhe disse assim, brutalmente:
       - Esses sapatos são meus.
   Houve rebuliço. O Marcelino, corando, explicou que aqueles sapatos tinham sido dados à mãe dele por uma senhora, que morava numa determinada rua. E indicou o nome da rua e o nome da senhora.
  - É a minha mãe! – Exclamou o Janeca, que se chama, de facto, Gilberto. – Bem razão tinha eu em dizer que os sapatos me pertenciam. Estavam-me muito apertados e nunca mais os quis. Ora vejam só quem ficou a ganhar…
    E ria-se, ria-se muito da sua descoberta.
       - Com que então com os meus sapatos, seu felizardo! – Continuava o Gilberto. – Estás cheio de sorte…
    Talvez nunca mais se calasse, se o Marcelino, de dentes cerrados, não tivesse feito o que fez. Perante o espanto de toda a turma reunida à volta, o meu amigo desapertou os sapatos e atirou-os ao Janeca, que ficou com cara de parvo. Entretanto, a campainha começou a tocar para a aula.
    - Porque é que estás descalço? – Perguntou-lhe o professor.
     Ninguém se riu. Ninguém tinha vontade de rir. Então eu, discretamente, passei-lhe os meus sapatos de ginástica.
      No dia seguinte, o Marcelino voltou à escola com os velhos sapatos bambos.”
Já posso responder…
1.      Quem são e desde quando se conhecem os dois amigos desta história?
R: É o Flávio e o Marcelino, já são amigos desde do primeiro ano de escola.
2.      O Marcelino falta, às vezes, à escola. Porque?
R: Tem de tomar conta dos irmãos pequenos.
3.      Qual é a expressão utilizada pelo Janeca para descrever o Marcelino?
R: Imensamente mal vestido.
4.      Quem ofereceu os sapatos ao Marcelino? O que aconteceu quando os levou para a escola?
R: O Janeca disse que os sapatos eram dele, o Marcelino explicou que aqueles sapatos tinham sido dados a mãe dele por uma senhora.
5.      Como reagiu o Marcelino à má atitude do Gilberto?
R: Ele desapertou os sapatos e atirou-os ao Janeca.
6.      Como o ajudou o Flávio?
R: Ele discretamente passou-lhe os seus sapatos de ginástica.
7.      Este texto está escrito em prosa. Tem 12 parágrafos. O segundo parágrafo tem 8 períodos.

8.      A) Uma frase do tipo declamativo:
R: Esses sapatos são meus.
B) Uma frase do tipo exclamativo:
R: Com que então com os meus sapatos, seu felizardo!
C) Uma frase do tipo interrogativo:
R: Porque é que estás descalço?
9. Leio a frase e indico a sua forma.
Os sapatos não destoam.   ----- Forma negativa
10. Classifico os nomes.
Marcelino ---- próprio
Companheiros - ---- coletivo
Calças - ---- comum
Janeca -  ---- próprio
Turma - ----- coletivo
Escolinha - ---- comum
11. Completo como no exemplo

 
Infinitivo Impessoal
Conjugação
Somos
Ser
1ª plural
Vivem
Viver
3ª plural
Riu
Rir
3ª singular
Voltou
Voltar
3ª singular

Trabalho da Sónia Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário