No planeta Bih não existem livros, o saber vende-se e consome-se em garrafas.
A História é um líquido vermelho que parece sumo de romã, a Geografia um líquido verde mentol, a Gramática é incolor e sabe a água mineral. Não existem escolas, estuda-se em casa. Todas as manhãs, conforme a idade, têm de emborcar um copo de História, algumas colheradas de Aritmética e assim por diante.
E vocês acreditam que, mesmo assim, ainda fazem birras?
- Vá lá – diz a mãe – não sabes como é boa a Zoologia. É doce, dulcíssima! Pergunta à Carolina! (que é o robô electrónico de serviço.)
A Carolina, generosamente, oferece-se para provar o conteúdo da garrafa. Deita um nadinha no copo, bebe, dá um estalo com a língua:
- Hum! Que boa! – exclama. E logo começa a recitar Zoologia: «A vaca é um quadrúpede ruminante, alimenta-se de erva e dá-nos o leite com chocolate.»
- Viste? – pergunta a mãe, triunfante.
O estudante hesita, mas acaba por engolir as suas lições.
Para as crianças dos infantários existem rebuçados instrutivos: com sabor a morango, a ananás, a banana e contendo algumas poesias, os nomes dos dias da semana e a numeração até dez. Um cosmonauta meu amigo trouxe-me de recordação um desses rebuçados. Dei-o à minha filha e ela começou logo a recitar uma lengalenga estrambótica na língua do planeta Bih, que era mais ou menos assim:
Anta anta
Pêro pêro
Penta pinta
Pim porém.
E eu fiquei sem perceber nada.
Gianni Rodari, Novas histórias ao Telefone, Teorema
Nuno Costa, em 02/06/2011
Por que razão não existem livros no planeta Bih?
R: Por que o saber vende-se e consome-se em garrafas.
2. Ligo os que se relacionam, de acordo com o texto que li.
líquido vermelho ------ História
líquido incolor ---------- Gramática
líquido verde ------------ Geografia
3. Para quem são dados os rebuçados instrutivos?
R: Era para as crianças dos infantários e para a filha do cosmonauta.
4. Que sabores têm os rebuçados instrutivos?
R: Sabor a sumo de romã, de mentol e água mineral.
5. O que ensinam os rebuçados instrutivos?
R: Ensinam algumas poesias, os dias da semana e a numeração até dez.
6. Assinalo com X a resposta que acho mais correcta e completo-a.
A história que li é…
X inventada, porque não há nenhum planeta Bih.
verdadeira, porque
7. Explico por outras palavras o sentido das frases seguintes.
Todas as crianças têm de emborcar um copo de História.
Todas as crianças têm de estudar um pouco de História.
A vaca é um quadrúpede ruminante.
A vaca é um animal de quatro patas e rumina.
Começou a recitar uma lengalenga estrambótica.
Começou a recitar uma lengalenga esquisita.
8. Completo as frases com as formas verbais correctas.
No planeta Bih era (ser) tudo muito engraçado.
Eu li (ler) a história antes de fazer esta ficha de trabalho.
Se eu pudesse (poder) ia fazer uma visita ao planeta Bih.
9. Escrevo palavras do texto em que a penúltima sílaba seja tónica.
leite ----- livros ----- verde ----- erva ----- garrafas
10. Assinalo com X a opção mais correcta.
robô tem um ----- acento agudo acento grave acento circunflexo X
à tem um ----- acento agudo acento grave X acento circunflexo
ananás tem um ----- acento agudo X acento grave acento circunflexo
11. Completo, seguindo o exemplo dado.
doce ----- dulcíssima má ----- mazíssima (péssima)
azeda ----- azedíssima quente ----- quentíssima
Sem comentários:
Enviar um comentário