segunda-feira, 21 de março de 2011

Ivan, o Terrível

“Ivan da Rússia, nascido a 25 de Agosto de 1538, Filho do grão-duque de Moscovo Vassili e neto de outro grão-duque de Moscovo, também conhecido por Ivan, o Grande, iniciou a conquista de territórios, levando à unificação e alargamento da Rússia. Ivan perdeu o pai aos 3 anos e com essa idade subiu ao trono daquele grande país. Como era muito pequenino, foi a mãe, Helena Glinskaia, quem assumiu a regência, mas também ela foi assassinada, reza a história, por envenenamento, quando o rapaz tinha apenas 8 anos. Com 16 anos, foi coroado czar tornando-se o primeiro czar da Rússia e assumindo um poder absoluto, como se fosse o representante de Deus na Terra. No mesmo ano, casou com Anastásia Romanova, que terá sido o grande amor da sua vida, mas que morreu 12 anos depois, o que lhe provocou um grande desgosto. Voltou a casar mais seis vezes, mas nunca esqueceu a sua czarina.
A primeira fase do seu reinado foi marcada pela continuação da obra do seu avô: aumentar o território da Rússia, a leste, expulsar os povos que lá viviam, reformar e modernizar o país, apostar no comércio e estabelecer «pontes» com o Ocidente. Para isso teve de travar muitas guerras, criou um exército permanente e mostrou-se impiedoso. Mas também é lembrado pelo ataque que faz aos nobres, que detestava e a quem retirou poderes, e pela preocupação que demonstrou em melhorar as condições de vida do povo. Mas não foi por acaso que Ivan ficou para a história como o Terrível. A sua sede de conquista e as guerras a que esta conduziu levaram-no a mandar dizimar populações inteiras e todos os seus inimigos eram presos e executados sem dó nem piedade.
E a sua crueldade tinha requintes: reza a história que uma vez construída a Catedral de São Basílio, em Moscovo, ele considerou-a de uma beleza tal que mandou tirar os olhos aos arquitectos que a desenharam para que nunca pudessem mais fazer nada igual. No fim da vida, a sua violência era descontrolada e as suas faculdades mentais já estavam comprometidas, tendo mesmo matado, com as suas mãos, o próprio filho, e herdeiro do trono, Ivan Ivanovitch, num acesso de fúria. Nunca recuperou de tal tragédia e três anos depois, a 18 de Março de 1584, morreu.”         
Pesquisado por Nuno Oliveira Costa                  


              

Sem comentários:

Enviar um comentário