terça-feira, 29 de março de 2011

Bairro Pitoresco

O Bairro da Ponte
 O Bairro da Ponte é muito antigo. É um bairro muito feliz e festeiro. Comemoram-se os santos populares, com matança do porco, vinho e cerveja.
A Festa do Senhor Aflitos, é conhecida pela festa do meio quilo, dos moleiros (dizem os antigos que houve uma cheia no rio, e os moleiros pediram que os salvassem, por isso se diz que é dos moleiros e do Senhor dos Aflitos). Antigamente havia muitos moleiros no Bairro da Ponte.  
A Festa da Senhora dos Meninos, é em Setembro. Faz-se uma procissão onde vai o Sº Lázaro a mandar. No último dia da festa, faz-se a romaria até ao Senhor da Pedra, com o povo a bater nos caldeiros.
A Festa de São Lázaro, em Abril, é famosa pelo “pito” e a “rosca”. Na brincadeira o rapaz diz para a rapariga: “Olha dá-me o pito que eu dou-te a rosca”. A rosca é um bolo pequeno em forma de arco e o pito é um bolo redondo pequeno com um ovo de lado.
O Bairro da Ponte também é conhecido pelas suas biscoiteiras, que fazem o famoso «biscoito Teixeira». Também ainda há ferreiros, que afiam sacholas, enxadas e outras ferramentas; muitos sapateiros que consertam o calçado.
Como Bairro pitoresco que é existem muitas alcunhas: o pentaleão”, “o das merendas”, “o não sai do café”, “o vota pra estrada”, “os metranos”, “os ranhões”, “o albardeiro”, “o ferreiro”, “a biscoiteira”, “a bigodeira”, “o mata porcos”, “o picaré”, “o rei dos americanos”, “o alfaiate”, “o marreta”, “a piteira”, etc.
«São Lázaro, ramos, Páscoa estamos.»
Trabalho de João, em 29/03/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário